Verde. Sábado da 3ª Semana Tempo Comum

  
1ª Leitura - 2Sm 12,1-7a.10-17
'Pequei contra o Senhor'.
Leitura do Segundo Livro de Samuel 12,1-7a.10-17
Naqueles dias:1O Senhor mandou o profeta Natã a Davi.Ele foi ter com o rei e lhe disse-lhe:'Numa cidade havia dois homens,um rico e outro pobre.2O rico possuía ovelhas e bois em grande número.3O pobre só possuía uma ovelha pequenina,que tinha comprado e criado.Ela crescera em sua casa junto com seus filhos,comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo,dormindo no seu regaço.Era para ele como uma filha.4Veio um hóspede à casa do homem rico,e este não quis tomar uma das suas ovelhasou um dos seus bois para preparar um banquetee dar de comer ao hóspede que chegara.Mas foi, apoderou - se da ovelhinha do pobree preparou-a para o visitante'.5Davi ficou indignado contra esse homeme disse a Natã:'Pela vida do Senhor,o homem que fez isso merece a morte!6Pagará quatro vezes o valor da ovelha,por ter feito o que feze não ter tido compaixão'.7aNatã disse a Davi:'Esse homem és tu!Assim diz o Senhor, o Deus de Israel:10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa,porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Uriaspara fazer dela a tua esposa.11Assim diz o Senhor: Da tua própria casa farei surgir o mal contra tie tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos,e as darei a um outro,e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol.12Tu fizeste tudo às escondidas.Eu, porém, farei o que digodiante de todo o Israel e à luz do sol'.13Davi disse a Natã; 'Pequei contra o Senhor'.Natã respondeu-lhe:'De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado.de modo que não morrerás!14Entretanto, por teres ultrajado o Senhorcom teu procedimentoo filho que te nasceu morrerá'.15E Natã voltou para a sua casa.O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davie ele adoeceu gravemente.16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum.E, voltando para casa,passou a noite deitado no chão.17Os anciãos do palácio insistiam com elepara que se levantasse do chão;mas ele não o quis fazernem tomar com eles alimento algum. Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 50, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12a)
R. Criai em mim um coração que seja puro!

12Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido.13ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R.
14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso!15Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados.R.
16Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça!17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor!R

.




Evangelho - Mc 4,35-41
Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,35-41

35Naquele dia, ao cair da tarde,Jesus disse a seus discípulos:'Vamos para a outra margem!'36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo,assim como estava na barca.Havia ainda outras barcas com ele.37Começou a soprar uma ventania muito fortee as ondas se lançavam dentro da barca,de modo que a barca já começava a se encher.38Jesus estava na parte de trás,dormindo sobre um travesseiro.Os discípulos o acordaram e disseram:'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?'39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar:'Silêncio! Cala-te!'O ventou cessou e houve uma grande calmaria.40Então Jesus perguntou aos discípulos:'Por que sois tão medrosos?Ainda não tendes fé?'41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros:'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?'Palavra da Salvação.


Nenhum comentário :

Postar um comentário