Branco. 6ª-feira da 3ª Semana Tempo Comum S. João Bosco Presb, memória


  
1ª Leitura - 2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17
Tu me desprezaste e tomaste como esposa a mulher de Urias. (Cf. 2Sm 12,10)
Leitura do Segundo Livro de Samuel 11,1-4a.5-10a.13-17
1No ano seguinte,na época em que os reis costumavam partir para a guerra,Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel,e eles devastaram o país dos amonitas e sitiaram Rabá.Mas Davi ficou em Jerusalém.2Ora, um dia, ao entardecer,levantando-se Davi de sua cama,pôs-se a passear pelo terraço de sua casae avistou dali uma mulher que se banhava.Era uma mulher muito bonita.3Davi procurou saber quem era essa mulhere disseram-lhe que era Betsabéia,filha de Eliam, mulher do hitita Urias.4aEntão Davi enviou mensageiros para que a trouxessem.Ela veio e ele deitou-se com ela.5Em seguida, Betsabéia voltou para casa.Como ela concebesse, mandou dizer a Davi:'Estou grávida'.6Davi mandou esta ordem a Joab:'Manda-me Urias, o hitita'.E ele mandou Urias a Davi.7Quando Urias chegou,Davi pediu-lhes notícias de Joab,do exército e da guerra.8E depois disse-lhe:'Desce à tua casa e lava os pés'.Urias saiu do palácio do reie, em seguida, este enviou-lhe um presente real.9Mas Urias dormiu à porta do paláciocom os outros servos do seu amo,e não foi para casa.10aE contaram a Davi, dizendo-lhe:'Urias não foi para sua casa'.13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesae o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-see foi-se deitar no seu leito,em companhia dos servos do seu senhor,e não desceu para a sua casa.14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joabe mandou-a pelas mãos de Urias.15Dizia nela: 'Colocai Urias na frente,onde o combate for mais violento,e abandonai-o para que seja ferido e morra'.16Joab, que sitiava a cidade,colocou Urias no lugaronde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes.17Os que defendiam a cidade,saíram para atacar Joab,e morreram alguns do exército, da guarda de Davi.E morreu também Urias, o hitita.Palavra do Senhor.




Salmo - Sl 50, 3-4. 5-6a. 6bc-7. 10-11 (R. Cf. 3a)
R. Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me!4Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa!R.
5Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *o meu pecado está sempre à minha frente.6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!R.
6bMostrais assim quanto sois justo na sentença, *6ce quanto é reto o julgamento que fazeis.7Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *e pecador minha mãe me concebeu.R.
10Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes.11Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões!R.







Evangelho - Mc 4,26-34
É a menor de todas as sementes e se
torna maior do que todas as hortaliças

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,26-34

Naquele tempo:26Jesus disse à multidão:'O Reino de Deusé como quando alguém espalha a semente na terra.27Ele vai dormir e acorda, noite e dia,e a semente vai germinando e crescendo,mas ele não sabe como isso acontece.28A terra, por si mesma, produz o fruto:primeiro aparecem as folhas, depois vem a espigae, por fim, os grãos que enchem a espiga.29Quando as espigas estão maduras,o homem mete logo a foice,porque o tempo da colheita chegou'.30E Jesus continuou:'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus?Que parábola usaremos para representá-lo?31O Reino de Deus é como um grão de mostardaque, ao ser semeado na terra,é a menor de todas as sementes da terra.32Quando é semeado, crescee se torna maior do que todas as hortaliças,e estende ramos tão grandes,que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.33Jesus anunciava a Palavrausando muitas parábolas como estas,conforme eles podiam compreender.34E só lhes falava por meio de parábolas,mas, quando estava sozinho com os discípulos,explicava tudo.Palavra da Salvação.




Nenhum comentário :

Postar um comentário