São Miguel Arcanjo: “Quem como Deus!”, Ano da Fé.




Não temos dúvidas de que São Miguel Arcanjo é um dos Anjos mais conhecidos por nós, mas de fato, o que conhecemos a respeito deste ser espiritual, criado por Deus antes dos homens?
“Deus, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os Espirituais e os Corporais, isto é, os Anjos e o Mundo; e, depois, criou o Homem, sendo constituído de corpo e espírito, que é comum a ambos os seres.” (IV Concílio Latrão, 1215)
A palavra Anjo significa “mensageiro”, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Pois contemplam constantemente a face do Senhor, que está nos céus (Mateus 18, 10), e são poderosos executores de Sua palavra, obedientes ao som de Sua palavra” (Salmos 103, 20).
Por sua vez, a palavra Arcanjo significa “acima dos anjos, superior”, se traduz em “Líder dos Mensageiros”, por isto o título “Príncipe da Milícia Celeste.”
“Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo.”  (Daniel 12, 1)
A partir do século IV, São Miguel passou a ser venerado como um anjo de cura, e posteriormente como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal.
“Houve no céu uma guerra, pelejando Miguel e seus anjos contra o dragão. O dragão e seus anjos pelejaram, e não prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu. Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos.” (Apocalipce 12, 7-9)

Para nós Cristãos Católicos, São Miguel possui algumas “funções”. São Miguel é comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais. É São Miguel que conduz a alma de todos os falecidos para o céu. É o Arcanjo que mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada. Miguel é também o patrono especial do povo escolhido no Velho Testamento e o guardião da Igreja. Por isso, na Idade Média, era comum o anjo ser reverenciado por ordens militares de cavaleiros.
“Mas quando Miguel, o arcanjo, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda.” (Judas 1, 9)
No dia 15 de agosto, inicia-se a Quaresma de São Miguel, conforme tradição de São Francisco, que era devoto do Arcanjo. A Quaresma encerra-se dia 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel. Nós convidamos você a participar desta Quaresma. Reproduza em sua casa ou local de trabalho, um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa e uma vela benta. Durante os dias da Quaresma, siga esta liturgia:
- Acenda a vela benta;
- Oferecer uma penitência;
- Faça o sinal-da-cruz;
- Reze a oração inicial e a ladainha de São Miguel.

Nenhum comentário :

Postar um comentário