Nota Pastoral de D Dimas sobre o Papa Francisco



E-mailImprimirPDF
DOM DIMAS LARA BARBOSA,
PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE CAMPO GRANDE – MS,
AOS QUE ESTA NOTA PASTORAL VIREM E OUVIREM,
SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR.



No dia 12 de março (terça-feira) de 2013, na Basílica de São Pedro (Vaticano), com a Celebração da Santa Missa “Pro Eligendo Romano Pontifice” (Para a Eleição do Pontífice Romano) presidida pelo Cardeal Decano, Angelo Sodano, e concelebrada pelos demais Cardeais presentes (não apenas os eleitores), foi aberto o Conclave para a eleição do novo Papa após a renúncia de Sua Santidade Bento XVI.
“(...) Depois da ressurreição, o nosso Salvador entregou a Igreja a Pedro para que a apascentasse (Jo 21,17), confiando também a ele e aos demais Apóstolos a sua difusão e governo (Mt 28,18 ss.), e erigindo-a para sempre em ‘coluna e fundamento da verdade’ (1 Tm 3,5)” (Constituição Dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, Capítulo I, nº. 8).
Hoje, 13 de março de 2013, após frutuosa eleição, atentos e unidos pela prece, nós da Arquidiocese de Campo Grande – MS, acompanhamos a fumaça branca expelida pela chaminé da Capela Sistina, escutamos o anúncio “Habemus Papam” (Temos Papa) feito do pórtico da Basílica de São Pedro pelo Cardeal Protodiácono,Jean-Louis Pierre Tauran, vimos e ouvimos o então Cardeal JORGE MARIO BERGOGLIO, S.J., Arcebispo Emérito de Buenos Aires, Argentina, agora nosso Romano Pontífice, o Papa FRANCISCO que, uma vez apresentado ao povo e com júbilo acolhido, concedeu sua primeira Bênção Apostólica “Urbi et Orbi” (à Cidade e ao Mundo).
Como me expressei por meio da Nota Pastoral Sobre o Período de Sede Vacante (nº. 3) no dia 28 de fevereiro de 2013, reitero o seguinte:
Anunciada a Eleição do novo Romano Pontífice, com a graça de Deus concelebraremos Santa Missa Solene na intenção do novo Papa, na dia 18 de março (próxima segunda feira), às 19h na Catedral Nossa Senhora da Abadia - Paróquia Santo Antônio, para a qual contamos com a participação dos Senhores Padres, Diáconos, Religiosos(as), Seminaristas e Fiéis Leigos e Leigas. Além disso, que em cada Paróquia de nossa Arquidiocese seja celebrada também uma Missa Solene na intenção do novo Pontífice.
“Assim como todos os membros do corpo humano, apesar de serem muitos, formam no entanto um só corpo, assim também os fiéis em Cristo” (1 Cor 12,12 ). Conscientes de nossa Missão como membros do Corpo Místico de Cristo, agradecidos a Deus pela eleição do Papa Francisco, retomemos a Constituição Dogmática Sobre a Igreja, do Concílio Vaticano II:
“Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja tendo enviado os Apóstolos como Ele fora enviado pelo Pai (Jo 20,21); e quis que os sucessores deles, os Bispos, fossem pastores na Sua Igreja até ao fim dos tempos. Mas, para que o mesmo episcopado fosse uno e indiviso, colocou o bem-aventurado Pedro à frente dos outros Apóstolos e nele instituiu o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão”. (Lumen Gentium, Proêmio do Capítulo III, nº. 18).
Sim, queridos irmãos e irmãs, o Papa é o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão da Igreja de Cristo. Por isso, cheios de confiança nós o recebemos alegremente e na obediência entoamos, como Igreja presente na Arquidiocese de Campo Grande: – “Bendito é o que vem em nome do Senhor!" (Mt 21, 9).
Dado e passado em Bogotá, Colômbia, por ocasião da reunião da Presidência do CELAM – Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho, dos Presidentes de Departamentos do mesmo Conselho e dos Secretários Gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, no dia 13 de março de 2013.


Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo Metropolitano de Campo Grande – MS
Fonte: Site da arquidiocese de Campo Grande

Nenhum comentário :

Postar um comentário