Religiosos e leigos do Regional Oeste 1 participam de Curso de Comunicação sob ótica do novo Diretório

Campo Grande (MS) – Religiosos e leigos das dioceses do Regional Oeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange todo o Estado de Mato Grosso do Sul, participaram entre os dias 21 e 23 de março do Curso de Comunicação para Agentes Pastorais, em Campo Grande (MS). A capacitação, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB em parceria com a Arquidiocese da Capital sul-mato-grossense, foi a primeira realizada no país, já sob a ótica do Diretório de Comunicação aprovado pelos bispos brasileiros há poucas semanas.
O curso foi ministrado pela Ir. Élide Maria Fogolari e pelo Pe. Clovis Andrade de Melo – ambos da Comissão de Comunicação da CNBB – e reuniu pouco mais de 70 pessoas de quatro das sete dioceses que compõem o Regional Oeste 1, com representantes de Campo Grande, Três Lagoas, Coxim e Corumbá. Os participantes foram inicialmente apresentados ao Diretório de Comunicação por meio de um vídeo. “O diretório é um documento-base, que irá ajudar na articulação da Igreja, mas acima de tudo, vai contribuir para a efetivação da Pastoral da Comunicação como ponto de convergência, de comunhão e de serviço à Igreja na Evangelização”, informou o Pe. Clovis.
Cada um dos tópicos presentes no documento foi aprofundado durante o período da formação. Foram abordados temas como a Espiritualidade do Comunicador, Pastoral Digital, Pastoral da Comunicação, Comunicação na Liturgia e Catequese e Educação para a Comunicação. Todos esses assuntos, já sob a ótica do Diretório. Além disso, no último dia de curso, foi realizada uma experiência conjunta para a elaboração do Projeto de Comunicação do Regional.
“Esse projeto (de Comunicação do Regional) será de suma importância. Tendo as ações estratégicas de Comunicação especificadas em nível regional, as demais dioceses deverão fazer um projeto em âmbito diocesano. A partir daí, o mesmo deve ocorrer nas paróquias”, disse a Ir. Elide. Segundo ela, com a realização do curso e a elaboração do projeto, a expectativa é de que “a Comunicação realmente se articule e aconteça nessa região”.
Na avaliação de Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, o curso foi um sucesso. “Com a graça de Deus, o nosso Regional foi o primeiro a receber uma formação já com o novo Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil. O encontro foi bastante proveitoso e, agora, a Pastoral da Comunicação tem tudo para acontecer de uma maneira mais efetiva em nossas paróquias, comunidades e em todo o nosso Regional”, afirmou.
Representando a Diocese de Coxim, Alexandre Lopes, acredita que a formação será um “divisor de águas”. “Nós viemos aqui buscar ‘água viva’ para as nossas dioceses e nossas paróquias. Eu vejo a realização desse curso como uma força viva que a Igreja possui nas suas paróquias e dioceses. Eu acredito que com esse encontro de formação nós saímos daqui fortalecidos, engajados, e acima de tudo, com entusiasmo para que nas nossas paróquias e nas nossas dioceses nós consigamos, de fato, implantar a PASCOM e consigamos levar o Evangelho tendo como ferramenta os meios de comunicação”, finalizou.
Todas as palestras do curso de Comunicação realizado em Campo Grande foram gravadas em vídeo. De acordo com Dom Dimas, o material será editado e colocado gratuitamente à disposição das dioceses, paróquias e comunidades que o desejarem para auxiliar em novas formações. Todo o conteúdo apresentado pelos palestrantes (slides em PowerPoint, vídeos e outros documentos) também serão entregues aos religiosos e leigos que fizeram a formação, bem como certificados de participação.
Clique aqui para ver fotos do curso.
Marcelo Armôa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Campo Grande
 
 
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário