Verde. 3ª-feira da 4ª Semana Tempo Comum

  
1ª Leitura - 2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30
Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?
Leitura do Segundo Livro de Samuel 18,9-10.14b.24-25a.30 - 19,3
Naqueles dias:9Absalão encontrou-se por acasona presença dos homens de Davi.Ia montado numa mulae esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho.A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore,de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra,enquanto que a mula em que ia montado passou adiante.10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo:'Vi Absalão suspenso num carvalho'.14bJoab tomou então três dardose cravou-os no peito de Absalão.24Davi estava sentado entre duas portas da cidade.A sentinela que tinha subido ao terraço da porta,sobre a muralha,levantou os olhos e divisou um homemque vinha correndo, sozinho25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse:'Se ele vem só, traz alguma boa nova'.30O rei disse-lhe: 'Passa e espera aqui'.Tendo ele passado e estando no seu lugar,31apareceu o etíope e disse:'Trago-te, senhor meu rei, a boa nova:O Senhor te fez justiçacontra todos os que se tinham revoltado contra ti'.32O rei perguntou ao etíope:'Vai tudo bem para o jovem Absalão?'E o etíope disse:'Tenham a sorte deste jovemos inimigos do rei, meu senhor,e todos os que se levantam contra tipara te fazer mal! '19,1Então o rei estremeceu,subiu para a sala que está acima da portae caiu em pranto.Dizia entre soluços:'Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão!Por que não morri eu em teu lugar?Absalão, meu filho, meu filho! '2Anunciaram a Joab que o rei estava chorandoe lamentando-se por causa do filho.3Assim, a vitória converteu-se em luto,naquele dia, para todo o povo,porque o povo souberaque o rei estava acabrunhado de dorpor causa de seu filho.Palavra do Senhor.





Salmo - Sl 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 1a)
R. Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *escutai, pois sou pobre e infeliz!2Protegei-me, que sou vosso amigo, +e salvai vosso servo, meu Deus, *que espera e confia em vós!R.
3Piedade de mim, ó Senhor, *porque clamo por vós todo o dia!4Animai e alegrai vosso servo, *pois a vós eu elevo a minh'alma.R.
5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *sois perdão para quem vos invoca.6Escutai, ó Senhor, minha prece, *o lamento da minha oração!R





Evangelho - Mc 5,21-43
Menina, levanta-te!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 5,21-43

Naquele tempo:21Jesus atravessou de novo, numa barca,para a outra margem.Uma numerosa multidão se reuniu junto dele,e Jesus ficou na praia.22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga,chamado Jairo.Quando viu Jesus, caiu a seus pés,23e pediu com insistência:'Minha filhinha está nas últimas.Vem e pðe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!'24Jesus então o acompanhou.Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.25Ora, achava-se ali uma mulherque, há doze anos, estava com uma hemorragia;26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos,gastou tudo o que possuía,e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.27Tendo ouvido falar de Jesus,aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão,e tocou na sua roupa.28Ela pensava:'Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada'.29A hemorragia parou imediatamente,e a mulher sentiu dentro de sique estava curada da doença.30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele.E, voltando-se no meio da multidão, perguntou:'Quem tocou na minha roupa?'31Os discípulos disseram:'Estás vendo a multidão que te comprimee ainda perguntas: 'Quem me tocou'?'32Ele, porém, olhava ao redorpara ver quem havia feito aquilo.33A mulher, cheia de medo e tremendo,percebendo o que lhe havia acontecido,veio e caíu aos pés de Jesus,e contou-lhe toda a verdade.34Ele lhe disse:'Filha, a tua fé te curou.Vai em paz e fica curada dessa doença'.35Ele estava ainda falando,quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga,e disseram a Jairo:'Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?'36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga:'Não tenhas medo. Basta ter fé!'37E não deixou que ninguém o acompanhasse,a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga,Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.39Então, ele entrou e disse:'Por que essa confusão e esse choro?A criança não morreu, mas está dormindo'.40Começaram então a caçoar dele.Mas, ele mandou que todos saíssem,menos o pai e a mãe da menina,e os três discípulos que o acompanhavam.Depois entraram no quarto onde estava a criança.41Jesus pegou na mão da menina e disse:'Talitá cum' - que quer dizer:'Menina, levanta-te!'42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar,pois tinha doze anos.E todos ficaram admirados.43Ele recomendou com insistênciaque ninguém ficasse sabendo daquilo.E mandou dar de comer à menina.Palavra da Salvação.






Nenhum comentário :

Postar um comentário