Liturgia Diária, Verde. 5ª-feira da 31ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Rm 14,7-12
Vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 14,7-12
Irmãos: 
7Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 
8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; 
se morremos, é para o Senhor que morremos. 
Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 
9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, 
para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. 
10E tu, por que julgas o teu irmão? 
Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? 
Pois é diante do tribunal de Deus 
que todos compareceremos. 
11Com efeito, está escrito: 
'Por minha vida, diz o Senhor, 
todo joelho se dobrará diante de mim 
e toda língua glorificará a Deus.' 
12Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. 
Palavra do Senhor. 
       Graças a Deus.


Salmo - Sl 26 (27),1. 4. 13-14 (R. 13)
R. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver,
na terra dos viventes.

1O Senhor é minha luz e salvação;* 
de quem eu terei medo? 
O Senhor é a proteção da minha vida;* 
perante quem eu tremerei?R.
4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,* 
e é só isto que eu desejo: 
habitar no santuário do Senhor* 
por toda a minha vida; 
saborear a suavidade do Senhor* 
e contemplá-lo no seu templo.R.
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver* 
na terra dos viventes. 
14Espera no Senhor e tem coragem,* 
espera no Senhor!R.




Evangelho - Lc 15,1-10
Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-10
Naquele tempo: 
1Os publicanos e pecadores 
aproximavam-se de Jesus para o escutar. 
2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 
'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 
4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, 
não deixa as noventa e nove no deserto, 
e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 
5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 
6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, 
e diz: 'Alegrai-vos comigo! 
Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 
7Eu vos digo: 
Assim haverá no céu mais alegria 
por um só pecador que se converte, 
do que por noventa e nove justos 
que não precisam de conversão. 
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, 
não acende uma lâmpada, 
varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 
9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 
'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 
10Por isso, eu vos digo, 
haverá alegria entre os anjos de Deus 
por um só pecador que se converte.' 
Palavra da Salvação.
       Glôria a vós Senhor!














Nenhum comentário :

Postar um comentário