Dízimo: Expressão de Fé em Deus e Amor à Comunidade


Dízimo: Expressão de Fé em Deus e Amor à Comunidade


” Entregai o vosso dízimo à Casa do Senhor e vereis se não abro as comportas do Céu, e derramarei 
bençãos em abundância sobre vós e vossa casa! Fazei a experiência do dízimo!” ( Malaquias 3, 8-11)

Esta passagem bíblica do Livro do profeta Malaquias revela que a contribuição do dízimo para a comunidade não é uma invenção da Igreja. Embora seja um tema muito polêmico, é necessário que reflitamos sobre ele, pois como vimos, é um pedido do próprio Deus, a fim de que a comunidade tenha condições de assumir seus compromissos e praticar a caridade fraterna na ajuda aos mais necessitados.

Mas o que é Dízimo? No Antigo testamento o dízimo aparece muito como uma obrigação para atender determinadas necessidades e determinado pelas autoridades religiosas, como se fosse um “imposto”. Porém, hoje, esta forma de ver o dízimo mudou.



O dízimo é uma contribuição mensal, realizada com amor, fruto do compromisso pessoal com Deus, como reconhecimento por tudo que foi recebido, tanto em bens materiais como espirituais. É uma parte de tudo o que se ganha. O dízimo tem o dom de formar comunidade. É, portanto, tudo o que entrego na comunidade e que ajuda a construí-la de forma madura. Segundo o costume do Antigo testamento, dízimo é a DÉCIMA PARTE de tudo que recebo pelo meu trabalho; isto é, 10%. Porém, é a consciência e a disponibilidade de cada pessoa que vai determinar o quanto deve ser devolvido à comunidade.

Muitas pessoas confundem DÍZIMO com OFERTA E DONATIVO. São coisas distintas. A oferta, ou a caridade que faço a alguém, é uma atitude pessoal de compartilhar com alguém do que me pertence. O dízimo não é nosso. Pertence a Deus. Toda oferta, ou caridade, que quero fazer, deve ser feita com a parte que me pertence. Não posso deixar de devolver o dízimo à Igreja, alegando que já dou a oferta na missa, ou ajudo alguém necessitado.

O dízimo é para ser devolvido à Igreja para a manutenção das necessidades da comunidade, honrar os compromissos como: luz, água, salários de empregados, consertos e obras da Igreja, ajuda às pessoas que procuram a comunidade pedindo alimentos, remédios etc.

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a seguinte citação: ” Não havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, e traziam o dízimo do que tinham vendido e entregavam aos apóstolos. Repartia-se, então, a cada um da comunidade o que era conforme às suas necessidades.” ( Atos 4, 34-35).

Desta forma, o DÍZIMO tem TRÊS dimensões:
 •» 1ª: Religiosa: O dízimo deve ser uma opção que 
liberta.Representa os gastos para a manutenção do templo e as atividades desenvolvidas na comunidade, nas Liturgias e nas diversas pastorais, para levar a comunidade a viver melhor, aprofundar e anunciar sua experiência de fé.
 •» 2ª: Social: O dízimo deve ser criador do espírito comunitário, da família de Deus. Com o dízimo, a Igreja pode atender melhor às necessidades das pessoas pobres da comunidade. Através da devolução do dízimo somos convidados a viver afetiva e efetivamente o compromisso social e cristão com os irmãos mais necessitados. A solidariedade com os mais carentes não pode ter limites. O dízimo na comunidade tem um destino especial ao atingir os mais pobres.
 •» 3ª: Missionária: O dízimo deve me levar a ser sinal de salvação. Todo batizado é missionário. Devemos, então, exercer a 
missionariedade de nossa vocação cristã a qualquer custo. Com o seu dízimo, cada dizimista participa da missão evangelizadora da Igreja, pois assim, a comunidade terá maior possibilidade de formar novos missionários, além de ajudar na formação dos futuros sacerdotes nos seminários, e ajudando nas obras missionárias da Diocese. Com o dízimo a comunidade faz melhor o trabalho de evangelização, desenvolve melhor a catequese e pode investir na formação de seus fiéis.

Devolvendo o dízimo, o cristão está colaborando com a missão de levar o Evangelho ao coração das pessoas.

Por tudo isso que vimos, procuremos então, esta fidelidade na devolução do dízimo. Seja um dizimista em sua comunidade!

Diga a você mesmo(a):
 •» Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo” (2Cor 9,7)
 •» Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus! ( S 23; 1Cor 4,7)
 •» Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo1 (
Lc 17, 11-19)
 •» Sou dizimista porque aceito como Palavra de Deus o que leio na Bíblia! ( Mal 3, 8-11; 
Lc 21, 1-4)
 •» Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho de Jesus no mundo inteiro! (
Mt28,19-20; Mc 16,15)
Por fim, diria a vocês com toda segurança, que quando devolvemos o nosso dízimo com consciência e consistência, ele passa a ser sinal de FÉ em Cristo Ressuscitado!!!
Seja dizimista, venha experimentar mais essa graça que nosso bom Deus nos proporciona!!!

Dízimo: Expressão de Fé em Deus e Amor à Comunidade




Nenhum comentário :

Postar um comentário