Pontifícias Obras Missionárias - o que é?


  Uma Instituição da Igreja católica que compreende quatro Pontifícias Obras:
  • Propagação da Fé (1822)
  • Infância Missionária (1843)
  • São Pedro Apóstolo (1889)
  • União Missionária (1916)

    Como Instituição da Igreja e do Papa – por isso são Pontifícias – e de cada Igreja particular, têm em comum a finalidade primeira e principal de despertar e promover o espírito missionário universal de todos os membros do Povo de Deus. Informam sobre a vida e as necessidades da Missão universal e estimulam as Igrejas a rezarem umas pelas outras e ajudarem-se reciprocamente com o envio de pessoas e de meios materiais, suscitando, assim, o espírito de solidariedade em vista da evangelização do mundo.

    É o mandato de Jesus: Ide, fazei discípulos.

    São obras evangelizadoras e têm por finalidade não só ajudar e colaborar com as Igrejas de Missão, mas são imprescindíveis para a educação e amadurecimento da fé dos fiéis e das comunidades eclesiais, em todos os níveis. "Se não existissem, dever-se-ia inventá-las" (Paulo VI). 

    As Pontifícias Obras Missionárias são o organismo oficial da Igreja universal e de cada Igreja particular para a animação e cooperação missionária universal.

    As Pontifícias Obras Missionárias são uma instituição da Igreja universal e de cada Igreja particular. Elas exprimem a solicitude do Papa e dos pastores por toda a Igreja. Geram, nos católicos, desde a infância, o espírito de fraternidade universal e missionário, sem o qual não haverá verdadeira cooperação. Atendem e socorrem as mais diversas necessidades de ajuda material e espiritual de todos os povos. Promovem uma eficaz coleta para o bem de todas as missões atendendo às necessidades de cada uma.


    As Pontifícias Obras Missionárias mantém vivo e circulante, nas comunidades eclesiais, o espírito de solidariedade e de universalismo missionário.


    O Papa Paulo VI, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 1963, disse: "As Pontifícias Obras Missionárias são a expressão direta e mais completa da solicitude do Supremo Pastor do rebanho de Deus por todas as Igrejas. Elas, em nosso nome, provêem, segundo um plano universal e com uma visão global, as mais diversas necessidades de ajuda material e espiritual que deve ser destinada a todas as nações".


    As Pontifícias Obras Missionárias surgiram e se desenvolveram como organizações diferentes e autônomas. Hoje, elas constituem uma única instituição, embora sendo quatro Obras distintas.

    "No exercício da sua atividade, estas Obras dependem, em nível universal, da Congregação para a Evangelização dos Povos, e, em nível local, das Conferências Episcopais e do Bispo de cada diocese" (RMi 84).

    Objetivos:
  • Infundir nos católicos, desde a infância, o sentido verdadeiramente universal e missionário, despertando a responsabilidade para o compromisso na evangelização em todo o mundo.
  • Cooperar com a oração, sacrifícios e testemunho de vida cristã em favor das missões.
  • Estimular a coleta eficaz para ajudar todas as missões, segundo a necessidade de cada uma, recuperando o espírito de solidariedade e partilha fraternas das primeiras comunidades cristãs.
  • Suscitar vocações ad gentes e por toda a vida, tanto nas Igrejas de antiga fundação como nas jovens. O testemunho firme da fé manifesta-se no compromisso, na promoção e apoio das vocações missionárias.
  • Organizar missionariamente as comunidades eclesiais em todos os níveis.

     (texto retirado do site www.pom.org.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário